Início Cidadania Além de votar, você sabe para que serve o título de eleitor?...

Além de votar, você sabe para que serve o título de eleitor? faz sentido morar em um local e votar em outro?

49
0

Para a juíza eleitoral de Jaboatão dos Guararapes, Karina Aragão, mudar a seção eleitoral quando trocar de cidade de residência é uma questão de cidadania. “A partir do momento em que o eleitor muda o seu município, ele automaticamente passará a usufruir da municipalidade daquele local. Não faz sentido eu morar no Recife e votar em São Paulo. Eu tenho que votar onde eu moro, para escolher os meus governantes, pessoas que podem fazer algo por mim” explicou a juíza.

Então você eleitor faça sua parte; transfira seu titulo de eleitor, para que possa cobrar de suas autoridades.

título de eleitor é o documento necessário para os brasileiros atuarem na vida política do país, escolhendo seus representantes nas esferas municipais, estaduais e federais.

Porém, muitos acham que ele serve apenas na hora do voto, enquanto pode ser útil para outras coisas.

Apesar do título de eleitor não ser um documento utilizado no dia a dia do brasileiro, ele também pode fazer parte da lista de solicitações para realizar algumas ações como:

– Tirar e renovar o passaporte
– contratação nas empresas
– tirar o CPF
– fazer matrículas em escolas e em universidades
– fazer inscrição em concursos públicos

Ou seja, No Brasil, para abrir uma empresa, entrar numa concorrência oficial, tomar um empréstimo bancário e cadastrar em benefícios sociais, o cidadão é obrigado a apresentar o título de eleitor.

Porém, para o votar ele praticamente não vale, acredite. Se você apresentar somente o título de eleitor não poderá votar, já que é necessário apresentar um documento com foto, algo que ele não tem.

Aplicativo na eleição 2018

Foto Android Final

A Justiça Eleitoral lançou o e-Título, aplicativo que permitirá aos eleitores acessarem uma via digital do título eleitoral por meio do seu smartphone ou tablet. A novidade é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) que foi abraçada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e será adotada em todo o país. Veja como usar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui